Cabo Delgado: Mocímboa da Praia volta ao “recolher obrigatório” mas não oficial

A vila de Mocímboa da Praia, no norte da província de Cabo Delgado, voltou nos últimos dias a mais um novo recolher obrigatório não comunicado à população. O fenómeno acontece há mais de uma semana, sendo que a circulação de pessoas naquela vila está a ser restringida a partir das 20h00, prolongando-se até às 05h00.

Segundo uma publicação da Carta de Moçambique, os residentes da vila municipal de Mocímboa da Praia vivem, nos últimos dias, momentos de terror depois da reintrodução do recolher obrigatório. Revelam agressões e detenções arbitrárias protagonizadas por forças de defesa e segurança e pela chamada “Força Local”, uma milícia local constituída por antigos combatentes e seus descentes.

“Quando te cruzas com eles, mesmo explicando que resides nas proximidades, és retido e, por vezes, agredido com chambocos”, conta Adala Momade, uma das supostas vítimas do novo recolher obrigatório.

Para além de se verificar situações de violação de direitos humanos, a situação está a privar as pessoas do lazer e de realizar actividades comerciais,

Os pescadores também estão afectados, revelando costumavam fazer-se ao mar ou regressar da pesca depois do horário estabelecido para o recolher obrigatório.

Refira-se que esta não é a primeira vez em que se introduz o recolher obrigatório na vila de Mocímboa da Praia, como parte dos esforços para combater o terrorismo, que dilacera o distrito e a província de Cabo Delgado há quase nove anos.

 

(Foto DR)

Deixe um comentário