O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou voltar a atacar o Irão, devido aos confrontos com o Hezbollah, no sul do Líbano. A violência atingiu de novo o território, com ataques de Israel no sábado (20).
A ameaça aos novos ataques após os Estados Unidos da América (EUA) e o Irão terem cancelado as negociações na última sexta-feira na Suíça por alegado problemas logísticos.
É a mais recente ameaça de Donald Trump, via plataforma Verdade Social: os Estados Unidos voltam a atacar o Irão, como fizeram na semana passada, ou ainda pior, se o Irão nada fizer para impedir os seus aliados de causarem problemas. O presidente americano exorta o regime de Teerão a travar o Hezbollah. No sábado, apesar do cessar-fogo anunciado 24h antes, Israel atacou no sul do Líbano, causando pelo menos 16 mortos. Televavive diz que foi a resposta dada, depois do Hezbollah ter disparado mais de 50 projéteis sobre território israelita.
De acordo com uma publicação da RFI, o exército israelita afirma que o Hezbollah se encontra numa posição muito difícil depois dos golpes severos que tem sofrido, e que Israel tem intenção de manter as suas tropas na zona ocupada do sul do Líbano.
O cessar dos combates no Líbano era uma das condições prévias para o início das negociações na Suíça, com vista à obtenção de um acordo de paz definitivo.
Em Burgenstock, num hotel de luxo nos Alpes suíços, junto ao lago Lucerna, começaram este domingo as conversações entre os Estados Unidos e o Irão, com a mediação do Qatar e do Paquistão.
JD Vance, que lidera a delegação de Washington, já veio classificar de históricas as conversações encetadas. O cessar-fogo no Líbano, o tráfego marítimo no estreito de Ormuz e o programa nuclear iraniano são as principais questões em cima da mesa. Durante 60 dias, as delegações vão procurar chegar a um acordo duradouro para pôr um ponto final no conflito do Médio Oriente, iniciado a 28 de Fevereiro.
(Foto DR)