Moçambique e Angola unem forças para acelerar a transformação digital e inovação
À margem da 5.ª Conferência Nacional das Comunicações, Moçambique e Angola deram um passo crucial para o futuro tecnológico da região. Os dois países assinaram, na manhã desta segunda-feira, 22 de Junho, um memorando de cooperação estratégica que visa dinamizar o sector das comunicações, a regulação do mercado e a inovação digital.
O acordo foi formalizado pelos ministros que tutelam a pasta nos dois países, Américo Muchanga e Mário Oliveira. O instrumento jurídico estabelece as bases para aprofundar a cooperação técnica e institucional, além de facilitar a partilha de experiências e boas práticas entre Maputo e Luanda.
Com esta parceria, abrem-se novas janelas de oportunidade para o desenvolvimento de infra-estruturas digitais e modernização dos serviços públicos e privados. O foco principal do memorando está direccionado para o desenvolvimento das comunicações, com vista à expansão e melhoria da conectividade entre as duas nações africanas.
Além disso, o documento prevê o alinhamento de políticas e normas na regulação do sector, criando um ecossistema digital mais seguro e competitivo. A inovação digital também ganha um novo impulso através do fomento à troca de tecnologias, capacitação de quadros e promoção de novas iniciativas tecnológicas.
Este passo reflecte o compromisso mútuo em colocar a tecnologia ao serviço do desenvolvimento económico, estreitando ainda mais os laços históricos de irmandade entre Moçambique e Angola.
O memorando surge num momento crucial em que o continente africano acelera a sua agenda de digitalização, sendo que a partilha de soluções entre os dois países é vista por especialistas como uma via rápida para contornar os desafios da info-exclusão.
Imagem: DR




