Ministro da saúde faz visita surpresa à morgue do HCM e fica preocupado com elevado número de corpos abandonados

O ministro da Saúde, Ussene Isse, realizou uma fiscalização surpresa à morgue do Hospital Central de Maputo (HCM). A visita insere-se numa iniciativa da liderança do sector que consiste em fiscalizar uma unidade sanitária a cada segunda-feira.

Desta vez, a equipa optou por iniciar o roteiro pela morgue com o objectivo de encorajar e reconhecer o trabalho dos profissionais daquele sector do HCM uma actividade que, segundo o governante, exige elevados níveis de dedicação e bravura.

Apesar de ter manifestado satisfação geral com as condições organizacionais encontradas, Ussene Isse identificou desafios estruturais que necessitam de intervenção urgente, apontando a necessidade de reabilitação do piso e a melhoria do sistema hidráulico da infraestrutura.

Outro ponto crítico destacado pelo ministro prende-se com o volume preocupante de corpos que dão entrada na vala comum, decorrente do elevado índice de cadáveres abandonados e não reclamados pelas respectivas famílias.

No que concerne à transparência e integridade no atendimento ao público, o titular da pasta da Saúde, citado pela TV Miramar, informou que não recebeu nenhuma denúncia relativa a cobranças ilícitas durante a sua permanência no local.

Contudo, o governante aproveitou a ocasião para exortar os cidadãos a denunciarem formalmente qualquer irregularidade ou acto de corrupção que venham a presenciar na rede de serviços hospitalares.

 

(Foto DR)

Deixe um comentário