Parceiros internacionais elogiam aposta de Moçambique na transformação digital

A secretária-geral da União Internacional das Telecomunicações, Doreen Bogdan-Martin, considerou esta segunda-feira (22) que Moçambique está a criar bases sólidas para uma transformação digital inclusiva, assente na capacitação da juventude e na expansão do acesso às tecnologias.

A posição foi expressa na abertura da 5.ª Conferência Nacional das Comunicações, que decorre em Maputo. Bogdan-Martin destacou a relação histórica entre Moçambique e a organização, iniciada em 1975, ano da independência nacional.

“À medida que Moçambique celebra os 51 anos da independência, esta semana nós comemoramos mais de cinco décadas de parcerias e relação”, afirmou Bogdan-Martin, citado pela AIM.

Segundo a dirigente, a estratégia moçambicana de transformação digital demonstra uma visão clara sobre o futuro do país e coloca as pessoas no centro das políticas tecnológicas. “No coração da transformação digital do país temos o povo, especialmente os jovens”, declarou a fonte para depois assinalar que: “a juventude constitui o principal activo nacional e defendeu investimentos capazes de gerar competências e oportunidades para as novas gerações”.

Bogdan-Martin saudou igualmente os esforços desenvolvidos pelo País na área da inteligência artificial, incluindo a criação de mecanismos institucionais para orientar a sua utilização. “Temos que manter o povo no centro para que a geração presente e futura possa beneficiar da inteligência artificial”, afirmou.

Por sua vez, a presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique (INCM), Helena Fernandes, defendeu o reforço da conectividade universal e da inclusão digital, sobretudo nas zonas rurais.

“Nunca antes como hoje as comunicações estiveram tão profundamente ligadas ao desenvolvimento económico, à inclusão social e à competitividade das nações”, declarou, destacando que a rápida evolução tecnológica exige uma regulação capaz de promover inovação, concorrência saudável e protecção dos consumidores.

A conferência que termina hoje, reúne representantes governamentais, reguladores, operadores, académicos e parceiros internacionais para discutir estratégias de conectividade, inclusão e resiliência digital.

 

(Foto DR)

Deixe um comentário